A equipe vem primeiro

"O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos."- Michael Jordan

É inevitável que cada um de nós queira atingir o seu ápice de performance individual dentro de uma partida.

Entretanto, uma vez dentro do jogo, somos parte de uma equipe. Você deve assumir o compromisso de ser o jogador que pensa no coletivo ou terá que se contentar com a derrota.

Ser um bom jogador em equipe começa na hora dos vetos. Ouça sua equipe e faça seus bans pensando no coletivo.

Dentro do jogo, mantenha a comunicação. Avise seus companheiros caso falte alguém em uma posição ou comunique se perceber que existe um perigo imediato.

Na hora da estratégia, dê sua opinião, mas saiba escutar. Lembre-se que o sucesso da partida está ligado diretamente ao sucesso de comunicação da sua equipe.

Evite falar sem necessidade ou colocar músicas ou outros sons que possam atrapalhar outros jogadores. Na hora do Clutch, evite falar. Um barulho não escutado pode ser fatal nessa hora.

Mas para que tudo isso ocorra você deve estar presente, portanto não deixe procurando partidas sabendo que não poderá ficar e jogar, não fique inativo ou abandone o jogo.

Ajude os companheiros da sua equipe que estão com problemas e comemore com os que estão jogando bem. E se você não estiver nos seus melhores dias, nunca desconte em sua equipe.

Feedbacks construtivos

"Se o conhecimento pode criar problemas,
não é através da ignorância que podemos solucioná-los." - Isaac Asimov

Um dos maiores orgulhos da Gamers Club é de ter um canal aberto com seus jogadores e os feedbacks gerados por isso. É um ponto importante no processo de melhoria dentro da empresa. Se quiser que sua opinião faça diferença, reservar um tempo para nos dizer como você se sente sobre nossa plataforma é um bom jeito de começar.

Quando for dar seu feedback, tenha em mente que você deve fazê-lo de forma ampla e organizada. Se você se concentrar somente em feedbacks negativos, pode ser que uma nova mudança altere algo que você gostava. Além disso, se você apresentar seu feedback de forma calma, bem pensada e organizada, todos estarão mais inclinados a escutar o que você diz. Entretanto, não se intimide em nos dizer o que você pensa e porque. Seja objetivo e específico e procure dar um feedback direto, sem se alongar demais.

Procuramos algo como esse exemplo abaixo:
"Eu sempre gostei de jogar na Gamers Club, entretanto depois da atualização das Rankeadas, não tenho conseguido jogar com outros jogadores do mesmo skill level que eu. Acredito que o balanceamento não está legal e gostaria de saber o que a Gamers Club pensa disso."

É muito mais agradável de dizer seu descontentamento sobre uma funcionalidade da plataforma do que chegar com um discurso enfurecido, para então pedir mudanças ou tentar forçar uma outra situação. Lembre-se que nós estamos ouvindo e sempre fazemos atualizações. Com um pouco de paciência, pode ser que seu problema seja eliminado em nossas atualizações.

Tenha discussões civilizadas

"Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar." - Regina Brett

Como já foi dito acima, queremos seu feedback. Porém, para fazer parte da comunidade você deve ir além. Não importa se você está no chat, dentro do jogo ou em nossos grupos, existem várias pessoas para conhecer e diversos assuntos para discutir.

Sejam essas discussões sobre formas de se jogar melhor, sobre um determinado time ou mesmo sobre updates e funcionalidades da Gamers Club, você deve tentar sempre ser receptivo a outro ponto de vista. Se você decidir manter a mente aberta, poderá descobrir dicas importantes ou outras informações que talvez você não saiba.

Quando escolher participar de uma discussão com o resto da comunidade, entenda que divergencias poderão surgir. Exponha o seu lado, mas não fique querendo ter a última palavra ou convencer as pessoas. Cada um tem a sua opinião, e o importante é discordar de maneira civilizada, sem xingamentos ou qualquer ação do lado pessoal. Se outro jogador lhe faltou com respeito, ignore e reporte esse jogador em nosso suporte. Só assim conseguiremos ter uma comunidade sadia e mais inclusiva a todos.

Não estrague as experiência dos outros

"Não alimente os trolls"- Internet

Quando criamos a Gamers Club, tínhamos em mente que os jogadores precisavam de um lugar para evoluir e se divertir. Nós queremos que você tenha bons momentos em nossa plataforma, vibre quando ganhar aquele jogo difícil e se divirta.

É claro que isso não quer dizer que você pode fazer o que quiser e estragar a experiência dos outros. Entenda que um simples comentário mais ríspido ou uma brincadeira pode levar a uma discussão mais séria, já que o outro jogador pode não entender que você só quis fazer um brincadeira. E nisso a comunicação e trabalho em equipe vão pelo ralo, reduzindo suas chances de ganhar a partida para quase 0.

Além disso, tenha em mente que outros jogadores podem estar usando o pouco tempo que tem para jogarem de maneira mais séria, então respeite o tempo dos outros.
Se algum jogador se comportar de maneira negativa em sua partida, não discuta. Se possível, mute esse jogador e reporte o jogador e a partida para o suporte. Nós lidaremos com ele.

Faça amigos

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." - Provérbio Africano

Counter-Strike é um jogo em equipe. Sendo assim, a forma como você se relaciona com outros jogadores com que estiver jogando será importante para você se dar bem.

Com isso dito, é interessante que você tenha um comportamento agradável e tente fazer novas amizades. Se você gostou de jogar com um determinado jogador, agradeça pelo jogo e procure adicioná-lo na Gamers Club e na Steam. Se toda vez você seguir esses passos, logo terá uma lista de amigos que poderá fechar um time com você ou jogar junto em nossas lobbies. Além disso, com um grupo de amigos fica mais fácil receber feedbacks construtivos, treinar alguma jogada ou simplesmente ter certeza que o jogo será divertido.

Seja gentil, na vitória ou na derrota

"Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar." - Bob Marley

Uma das coisas mais felizes que podem acontecer no Counter-Strike é ter um ótimo jogo. É aquele dia que você está inspirado, que as balas entram e ninguém passa seu pixel. Entretanto, entenda que do outro lado um jogador pode estar tendo um dia ruim. Não tem problema nenhum em celebrar, mas evite que seu ego fale mais forte. Não faça provocações e agradeça seus oponentes pelo jogo. Afinal de contas, mesmo você tendo um dia feliz, seus oponentes fizeram parte desse processo.

Se você perdeu, não desconte nos outros ou dê desculpas. Mesmo que você tenha sido o melhor jogador da partida, não é certo acusar sua equipe. Você teve cinco oponentes no jogo e eles tiveram um papel importante na sua derrota. Sabemos que ninguém gosta de perder, especialmente se você acredita que poderia ter ganho caso algum estratégia funcionasse. Entretanto, ninguém gosta de um mau perdedor. Invés de hostilizar outros jogadores, agradeça seus oponentes e tenha um momento para analisar o que você poderia ter feito melhor. Você pode conseguir algumas dicas ou feedbacks legais caso seja educado e cordial.

Mantenha sua opinião mas não perca a razão

"O silêncio, tal como a modéstia, ajuda muito numa conversação." - Michel de Montaigne

Em uma competição, sabemos que nosso orgulho está em jogo e as emoções ficam a flor da pele. Cada uma das pessoas que conhecemos terá níveis direrentes de tolerância com suas frustrações e é nessa hora que devemos pensar que cada uma dessas pessoas tem uma bagagem diferente de emoções e nem todas irão reagir da maneira que você espera.

Em algum momento você poderá cair em uma partida com um jogador abusivo, que até mesmo pode ser ofensivo com você. Quando isso acontecer, peça educadamente que o jogador se acalme. Mesmo que sua partida não esteja sendo das melhores, evite abandona-lá ou ficar fora do jogo (AFK). Isso só estragaria ainda mais o jogo dos outros e não iria resolver o problema. Nesse caso, siga o guia para denúnciar esse jogador e se for o caso, mute-o.

Lembre-se que ninguém gosta de ouvir ofensas, mas considere o momento que isso ocorreu. Na maioria das vezes, por se tratar de um jogo competitivo, os outros jogadores estão apenas descarregando suas frustrações. Não leve para o lado pessoal, já que todo mundo se irrita as vezes. Inevitavelmente, você irá se encontrar no lugar da outra pessoa.

Nunca deixe de ajudar os que chegaram agora

"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar." - Abraham Lincoln

Ninguém começa sabendo jogar. Todos nós em algum momento tivemos uma ajuda em nossa caminhada dentro do jogo. Essa é a hora de devolver para a comunidade o que nos foi ensinado.

Se na partida você perceber que um jogador está tendo uma performance baixa, que claramente não entende como se posicionar ou não entendeu fundamentos básicos do jogo, tente dar algumas dicas construtivas. Se você falar de maneira educada e mostrando que quer ajudar, muito provavelmente ela será ouvida.

O que acontece na maioria das vezes é que os mais novos ficarão agradecidos por alguém mais experiente ter utilizado seu tempo para ajudá-los a como melhorar ao invés de xingar ou falar alguma besteira. Nunca fique chateado pela baixa qualidade do jogador mais novo. Algum dia você já jogou como ele, mesmo que tenha sido por pouco tempo. Tenha paciência e tente ajudar o jogador a melhorar para que a experiência de ambos seja legal. Além disso, quanto mais jogadores tivermos em nosso jogo, melhor será para todos, já que mais empresas e pessoas irão investir naqueles que querem seguir carreira profissional.

Entretanto, se você deu um conselho a um novato e ele não gostou ou não achou que precisa, não se desanime. Sempre haverá aquela pequena parte de jogadores que acham que já sabem tudo e não precisam de ninguém.

Não seja um trapaceiro (Cheater)

"O melhor meio para ser-se enganado é considerar-se mais esperto do que os outros." - François de La Rochefoucauld

Sempre vão existir aqueles que se consideram mais espertos que os outros. Entretanto, ninguém nunca conseguirá chegar a ser um profissional de verdade utilizando cheats. Somente com muito treino, vontade e trabalho duro que este caminho é trilhado.

Desde o início, a Gamers Club se empenha em barrar esses jogadores. Não só pelo ato em si, mas pelo fato de estragarem a experiência daqueles que procuram uma partida justa e divertida.

Se você utiliza algum método para ter vantagens, sejam eles hacks, modificações ou qualquer coisa que seja, pare.

Se você conhece alguém que utiliza algum programa para se ter vantagem e não o denuncia, você também faz parte desse grupo e será tratado como tal.

Vamos todos manter a comunidade justa, onde a habilidade e trabalho em equipe falem mais alto e assim poderemos elevar o CS:GO nacional aonde ele merece: no topo.

Seja o exemplo

"Um bom exemplo é o melhor sermão." - Benjamin Franklin

Contamos com você para ser o exemplo na comunidade.

Não queremos que você seja perfeito, mas que sempre que conseguir, seguir este guia.

Além disso, somente com mais jogadores seguindo estes preceitos é que vamos conseguir ter uma comunidade forte e inclusiva.

No mais, lembre-se: Mantenha-se calmo, seja civilizado e atenha-se a este guia.
Esse artigo foi útil?
Obrigado!